O progresso científico-tecnológico alcançado em todas as áreas do conhecimento humano mudou a maneira de viver e o modo de trabalhar da humanidade. O mesmo vale para a educação, que ao se virtualizar, implodiu distâncias e se assincronizou.A escola, reduto persistente do industrialismo com seu horário rígido e currículo alienante, teve que redefinir o perímetro das suas paredes e incorporar a nova tecnologia de comunicação. Na tentativa de aliar o conforto e as possibilidades da vida moderna a uma antiquada idéia fabril de eficiência, ela atualiza a sua infra-estrutura tecnológica de informação e telecomunicação e entra numa fase de intensa experimentação das potencialidades da internet na educação.
A tecnologia gera ambientes que dão suporte às diferentes formas de relacionamento humano. No caso específico da Internet, a estratégia cliente-servidor permite a criação de espaços de compartilhamento e troca de informação.Acopladas a estes ambientes há ferramentas para movimentar informação e facilitar o contato entre as pessoas. Estes ambientes virtuais favorecem a descentralização e distribuição de informações relativas ao conhecimento humano ampliando assim os conhecimentos dos alunos e tornando-se uma descoberta prazerosa.É preciso estar em permanente estado de aprendizagem e de adaptação ao novo. Fica evidente que o maior problema encontrado pelo docente que deseja colocar seus conteúdos didáticos na Internet é aprender e dominar uma variedade de linguagens de programação, que são necessárias para esta tarefa.Visto que não receberam formação adequada para lidarem com as novas tecnologias e na maioria das vezes os alunos sabem mais que os professores.O primeiro passo para solucionar,ao menos em parte, este problema, é investigar os dois atributos-chave de qualquer conteúdo na Web: ser atraente e interativo.
Se ensinar e aprender baseiam-se na comunicação e os meios de comunicação mudaram , então é imperativo que a maneira de ensinar mude também .A internet não é uma escola e nem poderá substituí-la enquanto instituição de aprendizagem, mas pode ser um valoroso complemento e auxiliar de todo o processo do ensino-aprendizagem.As novas tecnologias, por si só, não são veículos para a aquisição de conhecimento, capacidades e atitudes, mas precisam estar integradas em potentes ambientes de ensino-aprendizagem, situações que permitam ao aluno os processos de aprendizagem necessários para atingir os objetivos educacionais desejados.
Nos ambientes interativos de aprendizagem os conteúdos massantes se transformam em descobertas prazerosas onde o aluno deve buscar,pesquisar ,atuando como ator em seu processo de conhecimento.A escola deve buscar acompanhar o desenvolvimento tecnológico para manter o interesse dos alunos visto que o público alvo são os jovens da Geração Digital e possuem muita facilidade para se adaptarem as novas tecnologias, cabendo ao professor educar,capacitar e conscientizar sobre o uso ético, seguro e legal da tecnologia visando a formação de usuários digitalmente corretos através da campanhas de conscientização junto à família.
Se a sua escola ainda não possui um laboratório de informática, acesse o site do MEC no endereço abaixo e saiba como participar do porgrama ProInfo.
Nelcina, boa noite, gostei muito de sua habilidade em escolher esse assunto tão importante na aprendizagem na vida dos alunos.A TeCNOLOGIA GERA AMBIENTES QUE DÃO SUPORTE A DIFERENTES FORMAS DE RELACIONAMENTO HUMANO.O importante no ensinar e aprender é basearmos na comunicação mcom amor.abraços da colega wilma boechat de souza soares- curso pedagogia licenciatura -UNIRIO- 9º PERÍODO..
ResponderExcluirMuito legal seu blog!!! Realmente essas novas tecnologias vieram pra somar a aprendizagem do aluno, basta o professor querer aproveitar isso.
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